Filosofia é uma palavra derivada do grego que significa "amor pela sabedoria" (filos + sophos). Pode-se então traduzir o termo "filósofo" como "amigo da sabedoria". O filósofo é, portanto, concebido como aquele que busca o conhecimento puro e não se deixa corromper por sistemas pré-estabelecidos.
Thursday, November 30, 2006
Tuesday, November 21, 2006
Crédulos
Só os crédulos aceitam o que lêem e ouvem sem duvidar, sem analisar, como se fossem dogmas, leis, afirmações certas e imutáveis. A ignorância não é demérito, não é doença, ninguém está obrigado ao saber, nascemos todos na ignorância de tudo e de todas as coisas. O que transforma um ignorante num sábio é o estudo e a análise daquilo que estuda; o que transforma um ignorante num tolo é a credulidade.
Assim também deve ser considerado o ignorante que não se esforça para abandonar a sua condição. O sábio aprende e aprende sempre, aprende com a vida, com os outros, com a leitura. Os que aceitam, que vestem a ignorância como uma farda, o fazem porque se sentem confortáveis no papel de ignorantes. Conhecer não é uma ambição, mas uma necessidade. Quem se contenta em não ter respostas para as dúvidas mais comuns da existência?
Assim também deve ser considerado o ignorante que não se esforça para abandonar a sua condição. O sábio aprende e aprende sempre, aprende com a vida, com os outros, com a leitura. Os que aceitam, que vestem a ignorância como uma farda, o fazem porque se sentem confortáveis no papel de ignorantes. Conhecer não é uma ambição, mas uma necessidade. Quem se contenta em não ter respostas para as dúvidas mais comuns da existência?
Sunday, November 12, 2006
1 ou 2
"Um ou dois seria um número interessante". Foi a sua resposta para a minha pergunta sobre a oportunidade de criar um blog. Achei uma resposta estranha, como se fosse possível ter algo menos do que um blog, algo tipo meio blog. Quem sabe um blog em parceria? A expressão "número" na resposta dava a impressão de estar sobrando.
Não segui o conselho ao pé do número, criei uma ou duas, no feminino, centenas! Isso mesmo, mais de uma centena de blogs. O melhor - ou o pior - todos com conteúdo próprio, sim, não se tratam de imitações, mirrors, cópias, mas cada um tem o seu conteúdo original.
Isso que se pode chamar de uma vontade incontrolável de escrever... E continuo, sempre escrevendo, sempre criando. Este um ou dois é mais um que se segue nessa minha sina. Vamos ver quando conseguirei atingir o milhar!
Não segui o conselho ao pé do número, criei uma ou duas, no feminino, centenas! Isso mesmo, mais de uma centena de blogs. O melhor - ou o pior - todos com conteúdo próprio, sim, não se tratam de imitações, mirrors, cópias, mas cada um tem o seu conteúdo original.
Isso que se pode chamar de uma vontade incontrolável de escrever... E continuo, sempre escrevendo, sempre criando. Este um ou dois é mais um que se segue nessa minha sina. Vamos ver quando conseguirei atingir o milhar!
Subscribe to:
Posts (Atom)