Saturday, December 06, 2008

A verdade triunfará?

Não sou dos que acreditam que a mentira "tem pernas curtas". Já cansei de ver mentiras de pernas muito longas, tão longas que nunca são alcançadas pela verdade. O dito popular é otimista, mas não é realista. Não existe essa propalada justiça nas coisas desse mundo, ou esse mundo não foi feito para ser justo, mas imperfeito como nós também o somos.

Ouço a confissão de Bush sobre seu erro em relação as famosas armas de destruição em massa do Iraque com ceticismo. Ele confessa a metade do erro, insiste em achar que a sua decisão de invadir o Iraque foi acertada. Não foi e a história já o julgou e condenou por seu erro. Os fins - a deposição de Saddan Hussein - nunca justificam os meios.

A administração Bush como um todo passará para a história como um período condenável e o melhor que Bush pode almejar daqui para a frente é o esquecimento.


Friday, November 14, 2008

Saturday, October 11, 2008

Profissão de fé

Num outro blog fiz uma profissão de fé. O motivo? Necessidade. Nada é mais necessário para um brasileiro do que acreditar, e acreditar em tudo!, ser um crédulo de carteirinha. Como viver num país sem acreditar que ele um dia será o país do futuro? Acreditar que não temos, mas teremos, Que não somos, mas seremos. Que não podemos, mas poderemos.

Ninguém se atreve - ou não deveria se atrever - a perguntar para um brasileiro se ele acredita em alguma coisa. Seja natural, sobrenatural, seja lá o que for, brasileiro que coloca no vidro traseiro do seu fusca um adesivo onde se lê escrito "Sou brasileiro e não desisto nunca", nunca deveria ser questionado sobre as suas -evidentes - crenças.



Wednesday, June 04, 2008

Mais um dia sem sol

Confesso minha dependência do clima. O meu humor oscila conforme o clima: alegre nos dias de sol; triste quando o tempo está feio, fehado. Sei que não deveria ser assim, o humor é alguma coisa interior, que vem do fundo da alma, não deveria estar vinculado ao clima. Mas o que eu posso fazer se funciono dessa maneira?

Não encontrando razões no meu interior para sorrir, assumo a minha dependência desses fatores externos. De certa forma confesso um certo cansaço de buscar consolo na falta, e não na existência. Vivo de acordo com a máxima que ensina que devemos agradecer, mais pelo mal que não temos do que pelo bem que desejamos.

Assim vou vivendo olhando para trãs; buscando na infelicidade alheia motivos para se alegrar. Sei, concordo, é uma motivação triste e limitada, mas tenho funcionado assim.

Wednesday, January 30, 2008

Idéias ao vento

Estava conferindo o contador dos visitantes desse blog, o número está lá registrado: 2. Dois visitantes! Qual a conclusão que devo tirar desse número, de ter obtido esse par de visitantes? Quem serão eles? Escrever o que e para quem? São perguntas que permanecerão sem respostas.

Confesso que algumas respostas eu já tenho, sei o que escrevo: o que me agrada; e também sei para quem escrevo: para mim. As outras respostas eu não tenho. Ou algumas eu posso deduzir da resposta anterior: não posso escrever esperando ser lido, ou que eu vá ser lido. Preciso escrever para exorcizar o que me vai na alma.

Seguirei, pois, levando a minha mensagem, para mim, para ninguém...